domingo, 25 de novembro de 2012

O Silêncio do Presidente

Já faz algum tempo que não leio uma declaração do Presidente da República, e acreditem que tenho estado muito atento ao seu favorito meio de comunicação, o Facebook.

Com o anúncio e a imposição de medidas de austeridade cada vez mais insuportáveis para os cidadãos, aquele que mais devia intervir em prol dos interesses do povo, é o que menos se faz ouvir. O recente anúncio do Ministro das Finanças que, em Fevereiro do próximo ano, pretende apresentar um plano para cortes estruturais na despesa pública, na ordem dos de 4 mil milhões de euros, deixa-me ainda mais surpreendido com o silêncio do Presidente Cavaco e passo a explicar porquê.

Em 2001, Cavaco Silva, era professor catedrático de Economia e após uma declaração do então primeiro-ministro António Guterres, que pretendia cortar na despesa pública do país, o professor Cavaco, afirmou que o argumento era falso e que não era isso que ensinava, e que não estava escrito nos livros de macroeconomia e de finanças públicas. Na verdade afirmou e, passo a citar: “Quando o crescimento económico de um país abranda, a política correcta é precisamente deixar que a receita fiscal baixe automaticamente e não cortar na despesa pública…”, concluindo ainda com “se quando um país é atingido por uma crise económica se cortasse a despesa pública, a crise ainda se agravava mais. É por isso que não se deve fazê-lo”.

Assim sendo, surpreende-me o silêncio perante o anúncio feito pelo Ministro Gaspar no passado dia 6. Será o medo de agravar a instabilidade política?


in Espaço Opinião do Diário de Noticias da Madeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário