terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Orçamento (Det)Estado 2013

Caro leitor, se está a ler este texto significa que a antiga civilização Maia estava errada e o Mundo não terminou no dia 21 de Dezembro de 2012, conforme profetizado. Provavelmente, o leitor está com a sua família num tranquilo dia de Natal.

Hoje é dia de Natal! É dia de abrir presentes, de estar em família, de convívio e felicidade. Não tencionava escrever sobre realidades tristes, neste dia único, mas o Orçamento de Estado para 2013, ou Orçamento “detestado”, como gosto de o chamar, não me permitiu.

Na verdade, este Orçamento é o mais criticado dos últimos anos e, infelizmente, apenas o Sr. Primeiro-ministro e os seus seguidores acreditam que será exequível.
No entanto, tenho as minhas convicções e muito sinceramente, não acredito que com despedimentos na função pública (com forte incidência na Educação); com o aumento do IRS e o estabelecimento de novos escalões (com estúpidas desigualdades, isto é, diferenças irrisórias entre o quarto e o quinto escalão); com cortes nas pensões (suspensão dos subsídios de férias e de Natal); e com cortes nos subsídios de desemprego (dificuldade no acesso às prestações sociais e ao rendimento social de inserção), consigamos sair desta crise.

Em suma, usufrua deste dia junto dos seus queridos amigos e familiares. Evite falar dos políticos e das suas políticas, porque infelizmente a partir do 1 de Janeiro e após a promulgação do “Sr. Silva”, a sua vida diária prevê-se que seja complicada, pelo menos do ponto de vista financeiro. Alento! Feliz Natal!


in Espaço Opinião do Diário de Noticias da Madeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário