segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A um Passo(s) da Renúncia?

O próximo dia 28 de Fevereiro de 2013 ficará marcado para sempre como um dia histórico para a Igreja Católica. O Papa Bento XVI, com 85 anos, irá renunciar ao cargo de Sumo Pontífice da Igreja Católica. No discurso de renúncia, afirmou que “sente-se sem força para o exercício adequado das suas funções”. Para muitos uma surpresa, para outros, uma grande demonstração de coragem em admitir que já não se sente capaz de dirigir mil milhões de católicos espalhados por todo o Mundo.

Provavelmente, uma decisão que traria alegria a alguns portugueses seria a renúncia de alguns membros do actual Governo. Mas será que esta atitude seria a mais adequada face à realidade social e económica do País? Será que um novo governo resolveria os graves problemas que o país enfrenta?

Na verdade, os dados recentes apontam para que as previsões do Governo estejam novamente incorrectas, isto porque a queda do PIB será maior do que o esperado, ou seja, ocorrerão mais falências,  haverá uma menor receita fiscal, um maior corte nos serviços públicos, mais dificuldade do Estado em pagar a sua dívida e, consequentemente, um aumento do endividamento público. O desemprego continuará a aumentar e o consumo interno a diminuir.

Uma vez mais, quem sofrerá com todas estas falhas nas previsões do Governo? Certamente, seremos nós, os contribuintes. Novamente, questiono: Será que as soluções apresentadas pela oposição serão as mais adequadas? Uma coisa é certa, aumentar impostos é antónimo de crescimento da economia interna.


in Espaço Opinião do Diário de Noticias da Madeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário