quinta-feira, 25 de abril de 2013

Desemprego: um problema com solução

Todos sabemos que o desemprego é um problema e uma constante no nosso país. Os falhanços das previsões do Governo em relação às taxas de desemprego são igualmente uma constante. Após as estimativas terem falhado em 2012, voltaram a falhar no primeiro trimestre deste ano. Em 2013, o Governo prevê que a taxa de desemprego atinja os 18,2%. Esta nova previsão do Governo assusta-me e deixa-me pouco confiante. Será que iremos ter uma nova derrapagem?

Ainda mais preocupante é o número de beneficiários das prestações de desemprego ter diminuído em Março, ou seja, actualmente mais de 55% dos desempregados não recebem qualquer apoio do Estado.

É também preocupante saber que o Governo está a preparar rescisões amigáveis a milhares de funcionários públicos. O facto do Sr. primeiro-ministro considerar, estas rescisões como “janelas de oportunidade”, é também motivo para ficar algumas noites sem dormir. Como é que num país onde oportunidades são o que menos se encontra, uma rescisão é uma “janela de oportunidade”?

É importante que o Governo perceba que temos uma enorme dívida para pagar, e a melhor maneira de pagá-la é através da criação de mecanismos que façam com que 1/5 dos trabalhadores desempregados possam produzir, ou seja, possam desenvolver a sua actividade laboral e económica no país que os viu nascer. Não é por acaso, que os portugueses são elogiados pelo seu profissionalismo, um pouco por todo o Mundo. São realmente, trabalhadores eficazes e cumpridores, mas para isso, precisam de oportunidades, precisam de incentivos, precisam que o país precise deles. Está na hora de criar postos de trabalho, ao invés da extinção dos mesmos.


in Espaço Opinião do Diário de Notícias da Madeira.

Sem comentários:

Enviar um comentário